Projeto eTwinning “O Novo Mundo que queremos” uniu alunos de Portugal, Espanha, Itália e Grécia
Ao longo deste ano letivo, os alunos do 7.º 3, 7.º 4 e 7.º 5 da EB Afonso de Paiva estiveram envolvidos num projeto eTwinning fundado e coordenado pela professora de Português destas turmas, Alice Nascimento. O projeto teve como cofundadora uma professora de Itália e a participação de docentes de outros países membros do eTwnning.
O projeto implementado, “O novo Mundo que queremos”, ligou os nossos jovens a outros jovens europeus, que estiveram envolvidos nas mesmas atividades, para fins comuns: três turmas de Espanha (uma de Valores Éticos, que trabalhou em língua espanhola; outra de Inglês e outra de Francês), duas de Itália (ambas de Francês) e duas da Grécia (igualmente de Francês), num total de 157 alunos. Assim, simbolicamente, mas com um significado importante, o nome completo do projeto contempla as línguas nacionais e as línguas estrangeiras estudadas pelos alunos: “Le nouveau Monde que nous voulons / El nuevo Mundo que queremos / O novo Mundo que queremos / Il mondo nuovo che vogliamo /The New W.W.W. – The New World We Want / Ο Νέος Κόσμος που θέλουμε”.
Em cada país, as professoras responsáveis pela implementação do projeto contaram com a preciosa colaboração de outros docentes, o que lhe conferiu uma vantagem acrescida: a sua dimensão interdisciplinar.
As numerosas atividades desenvolvidas de outubro 2018 a junho 2019 centraram-se em nove temas de cidadania que foram considerados fundamentais para a promoção de valores e atitudes preconizados pelo Perfil dos Alunos para o Séc. XXI, designadamente: “Ambiente”, “Direitos dos Animais”, “Direitos Humanos”, “Saúde”, “Segurança Rodoviária”, “Violência Doméstica”, “Violência no Namoro”, “Segurança na Internet” e “Bullying”. Esta foi também a base para o desenvolvimento de competências linguísticas, quer em Português, quer em línguas estrangeiras (oralidade, leitura, gramática e escrita), bem como competências artísticas (artes visuais) e digitais, contribuindo para o desenvolvimento das Competências para o Séc. XXI, que as escolas devem trabalhar com os alunos, nomeadamente: comunicação, colaboração, pensamento crítico, resolução de problemas, inovação, criatividade e competências TIC.
Assim, através das atividades propostas, foram trabalhados conteúdos programáticos de diversas disciplinas. No caso dos alunos da EB Afonso de Paiva, a disciplina de Português esteve presente em todo o projeto e, em fases diferentes, participaram, também, as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Espanhol, Francês, Inglês, Português Língua Não Materna, Português Língua Segunda, TIC e Educação Visual (num total de dez docentes). Em Itália, a principal dinamizadora foi uma professora de Francês, que contou com a colaboração de duas docentes (Artes e Comunicação). Em Espanha, o trabalho foi desenvolvido colaborativamente pelas duas professoras membros do projeto (colocadas na mesma escola), em língua espanhola, francesa e inglesa. Já na Grécia, a principal dinamizadora do projeto foi uma professora de Francês, que contou com a participação do professor de Informática da sua escola.
É de referir que, para o desenvolvimento deste projeto, o recurso às tecnologias da informação foi para além das aulas de TIC, tendo estado muito presente nas aulas de Português, ao longo do ano letivo. As ferramentas digitais utilizadas foram, de facto, fundamentais para a consecução dos objetivos. Assim, contornando a frequente impossibilidade de serem usados os computadores nas aulas de Português, os alunos utilizaram os seus telemóveis a fim de realizarem os trabalhos com as ferramentas digitais indicadas: AnswerGarden, WordArt, Padlet, Tricider, Anonvote, DesignCap, Google Forms, as ferramentas disponibilizadas pela plataforma eTwinning (fóruns, sondagem…), entre outras. Esta abordagem foi do pleno agrado dos alunos, que se mostraram muito motivados e empenhados nas atividades. Saliente-se, ainda, que os alunos fizeram sempre um uso adequado dos telemóveis, respeitando as regras estabelecidas. O telemóvel deixou, pois, de ser “o inimigo a abater” durante as aulas, o elemento de distração, para se tornar num precioso aliado das aprendizagens.
As imagens que acompanham este texto mostram alguns dos momentos deste percurso de aprendizagem que julgamos ter sido extremamente enriquecedor para todos e que culminou, recentemente, numa exposição dos cartazes elaborados pelos alunos. Brevemente, também iremos apresentar estes e outros trabalhos em formato digital.
A coordenadora do Projeto, Alice Nascimento, agradece aos seus parceiros europeus, com quem estabeleceu um profícuo trabalho colaborativo e um diálogo permanente, bem como aos colaboradores internos, na EB Afonso de Paiva, que muito contribuíram para o sucesso deste projeto: professores António Fontinhas, Catarina Rola, Catarina Silveira, Fernanda Moreto, Isabel Lima, Isabel Madeira, Júlio Diamantino, Margarida Almeida, Paulo Duarte e Vanda Afonso.
Dirige, ainda, um agradecimento muito especial aos alunos com quem teve o prazer de desenvolver este projeto e com quem muito aprendeu e vivenciou. Foi bonito e emocionante ver como jovens que não se conhecem, que vivem a milhares de quilómetros de distância e falam línguas diferentes, têm as mesmas preocupações, os mesmos valores e os mesmos sonhos para o mundo. Estamos certos de que eles contribuirão para “O NOVO MUNDO QUE QUEREMOS”.