Apresentação

Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva

História da instituição
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tomou o nome da escola que lhe deu origem – a Escola Preparatória Afonso de Paiva.
A Escola iniciou a sua atividade em 4 de outubro de 1972 como Escola Preparatória. A partir de 1973, integrou a rede de escolas que iniciaram a experimentação do novo 3.º ciclo – 7.º, 8.º e 9.º ano de escolaridade. De 1980 a 1995, funcionou apenas como escola do 2.º ciclo – situação que se alterou em 1995/1996, ano letivo em que passou a integrar também o 3.º ciclo, passando a Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo (EB23). Em 2003/2004, tornou-se sede do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, agregando dez unidades de ensino do pré-escolar e do 1.º ciclo. Constituiu então o maior agrupamento de escolas de Castelo Branco. No ano letivo de 2006/2007, tomou a designação de Escola Básica Integrada Afonso de Paiva (EBI), com a atribuição de duas salas ao 1.º ciclo, passando, posteriormente, a designar-se por Escola Básica Afonso de Paiva. No ano letivo de 2010/2011, foi inaugurado o novo edifício da escola sede, após progressiva demolição dos pavilhões que constituíam a escola de origem.

A Figura do Patrono
Afonso de Paiva, patrono do Agrupamento, “era natural de Castelo Branco, não se sabendo a data exata do seu nascimento. Nesta cidade desempenhou o cargo de Escrivão do Serviço Real da Comuna dos Judeus.
No quadro das Descobertas e Conquistas Portuguesas, integra-se na missão que o rei D. João II, Príncipe Perfeito, entregou em 1487 a Afonso de Paiva e Pêro da Covilhã.
A 7 de Maio de 1487 partiram juntos, Afonso de Paiva e Pêro da Covilhã, da cidade de Santarém, onde se achava a Corte. Esta viagem tinha como objetivo estabelecer a exata localização da Índia, a cobiçada terra das especiarias; a determinação do mítico reino de Preste João; verificar até onde descia o Sul da África e se este continente poderia ser contornado por mar.”
A figura de Afonso de Paiva remete para valores que norteiam a visão e a missão do Agrupamento: integridade, lealdade, dedicação, empenho, curiosidade intelectual e espírito de descoberta.

A Visão
A Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86, de 14 de outubro), na sua redação atual, estabelece no artigo 2º os princípios gerais da Educação em Portugal, garantindo universalidade, acesso e democratização. Refere ainda a liberdade para ensinar e aprender como um valor fundamental, reconhecendo o papel da Educação no desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários e valorizando a dimensão humana do trabalho. Estes valores, em plena consonância com a Constituição da República Portuguesa, balizam o que se entende dever estar sempre presente na atuação de qualquer direção de uma escola.
No Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva queremos assumir uma cidadania empenhada, criar uma instituição prestadora de serviços educativos, dentro do quadro legal e normativo a que está sujeita, implementando soluções adaptadas à comunidade que serve, propondo-se responder às suas necessidades e expectativas, criando oportunidades para todos e assumindo-se como agente de mudança.
Queremos ser uma instituição capaz de receber todos e de se organizar para nela cada um encontrar uma resposta adequada e uma oportunidade. Um agrupamento capaz de detetar as diferenças potenciadoras de uma comunidade escolar mais rica, que assente a sua riqueza na diversidade. Um agrupamento com identidade própria, comprometido com a valorização das pessoas, privilegiando a centralidade no aluno, a dignificação do papel do professor, capaz de valorizar os contributos dos assistentes operacionais e técnicos, dos técnicos especializados, dos pais e encarregados de educação, tendo como referencial uma maior humanização do seu papel, garantindo um ambiente participativo, aberto e integrador, reconhecido pelo seu Humanismo e por elevados padrões de exigência e responsabilidade, que valoriza o prosseguimento de estudos e a integração na vida ativa, que forma cidadãos tolerantes, justos e autónomos, organizados e civicamente responsáveis. Um agrupamento onde se constroem oportunidades de valorização de cada um, assentes na autonomia, na solidariedade, no desafio, na alegria de conviver e aprender, no respeito pelas regras de convivência, enraizado numa cultura de responsabilidade e de trabalho colaborativo, enquadrado por lideranças democráticas e participativas, procurando desenvolver sinergias com as entidades parceiras (stakeholders externos). Um agrupamento do presente a perspetivar o futuro!

A Missão
Prestar um serviço público de qualidade criando sinergias entre os diferentes elementos que constituem o Agrupamento, bem como a relação com a Comunidade, canalizando-as para a formação plena dos alunos, num contexto de humanização, promovendo o sucesso dos alunos, constitui a missão do Agrupamento.
O propósito de concertar princípios e anseios, de identificar áreas de intervenção prioritária e de definir linhas de orientação estratégicas, para o triénio 2022/ 2025, sintetiza-se no lema: “Trajetos de Inclusão: Participar, Unir e Formar”.

  • PARTICIPAR interventivamente, encontrando na ação caraterísticas comuns. Fazer e ser parte integrante dos princípios orientadores e dos valores que nos norteiam.
  • UNIR para finalidades comuns, agregando esforços e vontades de toda a comunidade educativa.
  • FORMAR para o desenvolvimento integral dos alunos, de acordo com as suas potencialidades e anseios.

Assente nos princípios da diversidade e da inclusão, como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e coletivo, a universalidade das intenções e a abordagem multinível permitirá que todos os alunos, independentemente das suas caraterísticas, necessidades e circunstâncias, beneficiem de oportunidades educativas, prosperem e progridam, no plano académico, social, emocional e comportamental.

Os Valores
Pretende-se que os valores subjacentes ao Projeto Educativo sejam partilhados pela comunidade escolar e que os mesmos orientem todas as ações a desenvolver.
Queremos preparar cidadãos dotados de valores estruturantes da nossa sociedade e das necessárias competências que conduzam ao seu desenvolvimento integral.
Os valores do Agrupamento assentam em três grandes áreas: Qualidade, Integração e Cidadania.

Caraterização do Agrupamento
As Escolas que constituem o Agrupamento
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva situa-se no concelho e distrito de Castelo Branco. É constituído pela Escola Básica Afonso de Paiva (Escola-Sede – 1.º, 2.º e 3.º ciclos) e pelos jardins-de-infância da Quinta das Violetas, Salgueiro do Campo e Sarzedas, pela Escola Básica do 1.º ciclo com jardim-de-infância do Castelo e pelas escolas básicas do 1.º ciclo de Mina, São Tiago e Sarzedas, possuindo ainda um espaço (escola do 1.º ciclo já extinta) que funciona como sala de apoio (Salgueiro do Campo). A área de influência abrange o espaço urbano e rural da região S-SW da cidade e do concelho de Castelo Branco, bem como freguesias localizadas a Norte.
As diferentes unidades que compõem o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva apresentam, após as obras de requalificação operadas a partir de 2008/2009, condições físicas adequadas, oferecendo um conjunto de instalações e equipamentos com qualidade, onde o conforto, a adequação dos espaços, a tecnologia e a estética se associam, constituindo-se como uma mais-valia no processo educativo. Excetuam-se as unidades das áreas rurais onde a perspetiva de deslocação para a escola-sede ou para outras escolas do Agrupamento, apresentando-se como um dado incontornável, desaconselham qualquer tipo de investimento em obras de requalificação.

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