Muitas imagens e emoções – Alunos do 7.º 3 na Ilustrarte 2018

Acompanhados pelas professoras de Português, Alice Nascimento; de Português Língua Segunda, Isabel Madeira; e da Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), Isabel Cavadas, os alunos do 7.º 3 aproveitaram, no passado dia 2 de outubro, os últimos dias da exposição Ilustrarte, patente no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB).

Numa visita demasiado breve, na opinião dos nossos alunos, mas bastante enriquecedora quer pela abordagem inicial da guia quer pela originalidade na apresentação dos trabalhos, cada um pôde, ao seu ritmo e sensibilidade, observar e absorver cada imagem, percorrendo as diferentes salas repletas de cor e detalhes, alimentando a criatividade e ampliando horizontes.

O mote estava lançado: o conjunto de três ilustrações que despertasse as sensações e os sentimentos mais profundos em cada um deveria ser alvo da “objetiva” do telemóvel para um registo autorizado. Posteriormente, nas aulas de Português e de Português Língua Segunda, os nossos jovens seriam, também eles, desafiados a criar um texto narrativo ou poético tendo por base a escolha das suas imagens. O produto final culminará na participação no Concurso Ibérico “Três Imagens…. Quantas Emoções!?”, relacionado com a Ilustrarte 2018.

As professoras agradecem o incentivo e apoio da professora bibliotecária do AE Afonso de Paiva, Carla Nunes, para a realização desta atividade, bem como ao CCCCB pelo excelente acolhimento de alunos e professoras nesta visita que a todos encantou e enriqueceu.

Dia Mundial da Música na EB1 Mina

No dia 1 de outubro de 2018, os alunos da EB1 da Mina deslocaram-se ao Conservatório Regional de Castelo Branco, a fim de comemorarem/assinalarem o Dia Mundial da Música.

Esta data foi instituída em 1975 pela UNESCO e tem como objetivos promover e divulgar a diversidade musical e a aplicação de ideais como a paz e a amizade entre as pessoas.

Dado que a música é uma forma de unir os seres humanos em todo o mundo e, considerada como um alimento para a alma, o Conservatório proporcionou-nos uns curtos momentos musicais, recorrendo a vários instrumentos (violino, piano, trompa, violoncelo, viola de arco, guitarra e acordeão), que as crianças puderam conhecer/escutar e esclarecer dúvidas.

Os alunos aproveitaram ainda para conhecer as instalações da Instituição.

Agradecemos, desde já, a disponibilidade da direção e restantes elementos do Conservatório Regional que tão gentilmente nos receberam.

Tal como referiu Bono, “A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas”. É desta forma simples que todos os dias tentamos mudar, um pouquinho, o mundo das nossas crianças.

Comemoração do Dia Europeu do Desporto Escolar

No dia 28 de setembro de 2018 comemorou-se o Dia Europeu do Desporto Escolar. Esta iniciativa europeia, que tem como missão celebrar o desporto na escola como meio de promover uma vida ativa e saudável, foi comemorado em simultâneo por várias escolas ao longo de todo o país e apresenta como objetivos principais valorizar o estatuto da Educação Física e do Desporto nas escolas, promover a diversão e prazer através de atividades físicas e desportivas para alunos, promover a saúde e o bem estar para uma aprendizagem ao longo da vida, entre outros.

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva participou também nesta atividade. Alunos da Escola sede (2.º e 3.º ciclos) e das Escolas Básicas do 1.º ciclo Afonso de Paiva e São Tiago, num total de cerca de 810 alunos, deslocaram-se ao Parque das Violetas de Castelo Branco, acompanhados pelos respetivos professores, onde realizaram várias coreografias (flash mob) sob a orientação dos docentes de Educação Física.

Foi uma atividade que muito divertiu os alunos e os professores que os acompanharam!

Receção aos alunos e encarregados de educação 2018

Um novo ano letivo se inicia e com ele toda a azáfama e ansiedade que afetam alunos, pais e encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e técnicos. É toda uma correria para ver a constituição das turmas e os novos horários, saber quem são os professores e os diretores de turma, conhecer os novos colegas ou rever os do ano anterior.

No sentido de informar alunos, pais e encarregados de educação, todos os anos na Escola sede do Agrupamento se agenda uma reunião geral entre cada diretor de turma e os elementos atrás referidos. Tal como em anos anteriores, durante estas reuniões foram fornecidas aos alunos, mas, fundamentalmente, aos respetivos encarregados de educação, informações importantes para que o ano letivo se tenha iniciado de forma organizada e eficaz, tendo-se, assim, procurado minimizar os problemas decorrentes do início das aulas. Numa sessão de aproximadamente hora e meia foram preenchidos documentos, distribuídos horários e outras informações pertinentes, eleitos os representantes dos encarregados de educação, relembrados os procedimentos disciplinares, entre muitos outros assuntos.

Os encarregados de educação dos novos alunos (5.º ano) foram também recebidos no auditório da Escola Básica Afonso de Paiva por dois elementos da Direção, que lhes deram as boas vindas e explicaram sumariamente o funcionamento da Escola.

Também nas escolas básicas do 1.º ciclo as aulas se iniciaram no dia 17 de setembro, numa reunião com o professor titular de turma que decorreu entre as 9 e as 12 horas. Para além das necessárias apresentações, cada professor comunicou aos encarregados de educação e alunos todas as informações pertinentes para o bom funcionamento das aulas ao longo do ano letivo que agora se inicia.

Mataram-se as saudades dos colegas do ano anterior e/ou conheceram-se os novos elementos da turma. Foi uma manhã com muita animação e foi, com certeza, com muita alegria que alunos e professores iniciaram as atividades letivas na manhã do dia seguinte.

Esperamos que, com todos estes procedimentos, os alunos se tenham sentido bem-vindos e que rapidamente se integrem, façam grandes amizades e um dia possam vir a lembrar com saudades a escola em que aprenderam a ser excelentes adultos.

 

 

E em setembro regressamos à escola

Com o arranque oficial do ano letivo marcado para 17 de setembro, o pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva há muito que preparava o início de mais um ano repleto de aprendizagens e bons momentos de convívio.

Dando o mote à segunda parte, no dia 13 do presente, a Direção do Agrupamento ofereceu a todos um lanche de boas vindas, proporcionando, deste modo, encontros e reencontros num convívio animado.

As imagens que vos oferecemos pretendem capturar os vossos momentos, os momentos em que reiniciamos.

Dados adicionais