Projeto “Conta Comigo”

No passado dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, e de forma a concluir o Projeto “Conta Comigo”, os alunos do 4.º ano das turmas 2AP e 3AP da Escola Básica Afonso de Paiva, deslocaram-se às instituições onde tinham deixado, em vasos, plantas de diferentes espécies, para fazer a sua transplantação para a terra. Ao mesmo tempo que ouviam a explicação dos técnicos sobre as diferentes etapas do processo, observaram a abertura do buraco na terra, deitaram adubo, colocaram as plantas no buraco, taparam-no com a terra retirada e regaram. Resta-nos a esperança de que as instituições, parceiras desta atividade, que ganharam duas árvores que vão enriquecer o meio ambiente que as envolve, as tratem com cuidado e carinho para que cresçam saudáveis.  

A todos os que nos proporcionaram a oportunidade de participar no projeto “Conta Comigo”, iniciado no ano letivo anterior, concretamente no Dia da Árvore, deixamos o nosso agradecimento. Nós e a Natureza precisamos de mais iniciativas destas envolvendo miúdos e graúdos para ajudar a melhorar o nosso planeta, A TERRA!

À conversa com Danuta Wojciechowska

A ilustradora Danuta Wojciechowska apresentou o seu mais recente trabalho de ilustração que integra o livro infantojuvenil “A Água e a Águia”, numa aliança com o escritor Mia Couto, numa sessão que decorreu no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, na manhã do passado dia 20 de novembro. Neste novo livro, Mia Couto escreve e Danuta Wojciechowska ilustra um conto sobre as grandes águias da Terra e a sua relação com a água dos rios.

Este encontro, organizado pelas bibliotecas escolares do agrupamento, da responsabilidade da editora Caminho, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Rede de Bibliotecas Escolares, esteve inserido num programa que os dois autores protagonizaram na cidade. No agrupamento, a ilustradora mostrou, partilhou e conversou com cerca de uma centena de alunos e seus professores, das turmas de 3º e 4º anos da escola básica Afonso de Paiva, sobre o que é ilustrar livros para crianças e ainda surpreendeu os pequenos com algumas técnicas de ilustração e possibilidades criativas de desenhar e pintar.

Danuta Wojciechowska nasceu no Canadá, em 1960 e dedica-se à ilustração infantil, ao design gráfico e à cenografia. Viveu e estudou na Suíça e em Inglaterra, mas escolheu Portugal para se fixar. Reside e trabalha em Lisboa desde 1984. Foi distinguida com o Prémio Nacional de Ilustração em 2003, entre outros prémios. Já ilustrou outras obras de Mia Couto, assim como de Ondjaki, José Eduardo Agualusa, Álvaro Magalhães, Alice Vieira, Lídia Jorge e Luísa Ducla Soares.

 

"CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE LIVRO INFANTOJUVENIL

As bibliotecas escolares do AE Afonso de Paiva, em parceria com o grupo Leya, convidam a estarem presentes no próximo dia 11 de dezembro, a partir das 9.30h e até às 12.30h, no auditório do AE Afonso de Paiva, para a sessão de apresentação do novo livro de Sandro William Junqueira e Riichard Câmara: "As palavras que fugiram do dicionário". A sessão faz parte do programa nacional alargado de sessões de apresentação deste novo livro editado em novembro e conta com a presença dos autores, neste caso do escritor e da representante do grupo editorial.
 
Contamos com a vossa presença!
A professora bibliotecária, Carla Nunes"

Magusto na E.B1 da Mina

Na Escola Básica da Mina, nodia 16 de novembro, no período da tarde, procedeu-se à realização do tradicional magusto. Com caruma fez-se a fogueira, onde se colocaram as castanhas a assar. A mesma foi rodeada por um círculo constituído por todos os alunos e adultos da escola. Aqueles assistiram entusiasticamente ao assar das castanhas.

Depois de se comerem as castanhas, os alunos enfarruscaram-se uns aos outros. O magusto foi muito divertido!

Dados adicionais