Pré-Escolar – Ação de sensibilização para a preservação dos animais selvagens

Os jardins de infância do agrupamento desenvolveram algumas atividades no domínio ambiental. Nos dias 16 e 21 de março, concretizaram a atividade do Plano de Atividades “Ação de sensibilização para a preservação dos animais selvagens”. Promovendo valores de cidadania na relação e preservação da natureza e destacando o respeito pelos seres vivos, esta ação pretendia sensibilizar as crianças para a preservação das espécies da fauna selvagem, estimulando-as para os cuidados a ter na recuperação da saúde dos animais.

Com a deslocação de todos os grupos de crianças em transporte cedido pela Câmara Municipal, a ação foi realizada no auditório da Escola Agrária envolvendo as instituições QUERCUS E CERAS. Iniciou-se com uma pequena palestra explicativa, incidindo sobre as ameaças que algumas aves enfrentam e como são importantes as nossas atitudes e comportamentos na natureza para a preservação dos nossos animais. As crianças tiveram oportunidade de observar alguns materiais e intervir, questionando sobre o tema em desenvolvimento.

Para finalizar a ação, no espaço exterior, os grupos do Jardim de infância Quinta das Violetas tiveram oportunidade de assistir à libertação de uma águia cobreira, após o tratamento efetuado no “hospital” do CERAS. Quanto aos outros grupos dos jardins de infância de Castelo, Salgueiro e Sarzedas, mantêm a expetativa de poderem assistir, proximamente, à libertação de outra ave, após os cuidados necessários no “hospital”, conforme ficou prometido pelo CERAS.

Aproveitando esta visita, os grupos visitaram os animais da quinta e desfrutaram, com muito entusiasmo, deste espaço natural.

Agradecemos esta oportunidade que a QUERCUS e CERAS nos deram, partilhando connosco o bom trabalho que desenvolvem na defesa da natureza.

O despertar dos valores de cidadania e respeito pela natureza está sempre presente no nosso dia a dia, sensibilizando as crianças para o desenvolvimento de hábitos que contribuam para o equilíbrio do ecossistema.

 

Carmo Fidalgo

-----

Mais fotografias em (publicação de 21/04/2018): Facebook Afonso de Paiva

1.º Ciclo da Afonso de Paiva visita Centro Ciência Viva da Floresta

No âmbito do Projeto “Escola Limpa/Vida Saudável” (Educação Ambiental), com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da floresta e da preservação do ambiente natural, no passado dia 23 de março, os alunos do 1.º Ciclo da EB Afonso de Paiva realizaram uma visita de estudo ao Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova.

Todos os alunos visitaram a exposição permanente do Centro e realizaram várias atividades: “A que sabe este conto?”, “Poções Mágicas”, “Sabonetes”, “Ciência ou Magia” e “A Flora explora… as energias renováveis”.

As experiências vividas pelos alunos foram do seu agrado e enriquecedoras, contribuindo para a promoção de saberes e consciencialização do respeito pelo meio ambiente e pela Natureza.

-----

Mais fotografias em (publicação de 2/04/2018): Facebook Afonso de Paiva

3.º Ano da EB Afonso de Paiva no projeto “Conta Comigo”

No passado dia 21 de março, no âmbito do Projeto “Conta Comigo”, dinamizado pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, em colaboração com o Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, os alunos das turmas 2AP e 3AP (3.º ano) da EB Afonso de Paiva participaram nas comemorações do Dia Internacional das Florestas através da distribuição do kit “Conta Comigo” e da plantação de árvores em vasos, deslocando-se a várias instituições da cidade: Proteção Civil, Hospital Amato Lusitano, Associação de Apoio à Criança “Arca de Noé”, Polícia de Segurança pública, GNR, Instituto da Juventude, APPACDM e ERID (Associação Educar, Reabilitar e Incluir Diferenças).

Este projeto pretende sensibilizar os alunos para a importância do património florestal, envolvendo os alunos e várias instituições da nossa localidade.

Os alunos participaram com interesse e ficaram sensibilizados para as ações futuras do projeto.

-----

Mais fotografias em (publicação de 19/04/2018): Facebook Afonso de Paiva

Vídeo | EB/JI do Castelo - Atividades de março 2018

[Clique na imagem]

Vídeo | Atividades de março 2018 (1.ª Parte)

[Clique na imagem]

Dados adicionais