Projeto “Nós e os Outros” – Atividades de fevereiro na EB/JI do Castelo

Fevereiro, mês mais pequeno, mas repleto de atividades emocionantes e experiências únicas.

Em parceria com a Associação Amato Lusitano tivemos três atividades.

“Nós e os Outros” e “ Os outros Connosco” foi a combinação perfeita e o mote para alunos do Castelo e alguns das escolas de S. Tiago e Afonso de Paiva se unirem, misturarem e formarem equipas para participarem nos “Jogos sem Fronteiras”, no dia 6, na Escola Superior de Educação. Passámos a manhã na ESE, participando em atividades tão variadas como emotivas: desde a escalada até aos desafios matemáticos, passando pelo trabalho de pesquisa na Internet, exercícios físicos e experiências com as cores. No final, houve uma equipa vencedora, mas não importa quem ganhou… Ganhámos todos! – em respeito uns pelos outros, tolerância e espírito de equipa. Após tanto exercício físico e mental, tivemos um merecido almoço, que agradecemos à Cáritas e à Escola Afonso de Paiva.

A 23 relembrámos (alguns aprenderam) o dia do seu aniversário. Escrevemos o dia e agrupámo-nos por meses para a foto. Com todas elas construímos “A Árvore dos Aniversários”, dando a cada mês um «toque e retoque» pessoal. A árvore ficou esplêndida!

No último dia do mês, 28 – tivemos uma sessão importantíssima para quem gosta e come muitos doces. A equipa da Dr.ª Graça Moura, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), explicou-nos, informou-nos e fez-nos prometer que cuidaríamos dos nossos dentes, numa ação intitulada “Higiene Oral”. Para cumprirmos o prometido, tivemos vários presentes: uma escova, uma pasta dentífrica, um desenho e um marcador com um lindo sorriso.

Além destas atividades, a 9, participámos no desfile de Carnaval, organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, no qual homenageámos Mestre Manuel Cargaleiro, desfilando com fatos inspirados no seu projeto “Propostas para a Arquitetura”.

A Biblioteca Escolar Afonso de Paiva calendarizou “A Semana dos Afetos” de 19 a 23 de fevereiro, e nós não deixámos de falar da sua importância e como eles podem mudar e melhorar as nossas vidas; com muito amor e interajuda, fizemos alguns trabalhos.

E já que tínhamos falado em amor, ajuda, amizade, partilha…. nada melhor que ouvir, pela Educadora Maria da Luz Lopes, a história “O Espantalho Enamorado”. Foi um momento de empatia, alegria, participação e boa disposição.

No final deste mês, queríamos deixar um agradecimento especial a todos os professores e estagiários que na ESE nos deram algumas horas do seu dia em troca de nada (dos nossos sorrisos e boa disposição); à equipa do Centro de Saúde, que nos ajudou a ter um SORRISO mais belo; às técnicas da Associação Amato Lusitano, que continuam a proporcionar-nos momentos únicos, e à Biblioteca Escolar, que, mais uma vez, nos trouxe uma história maravilhosa.

-----

Mais fotografias em (publicação de 14/03/2018): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais