EB/JI do Castelo – Projeto “Nós e os Outros”: Atividades de março 2018

Neste último mês do 2.º Período deveriam ter passado pela nossa escola coelhinhos e ovos da Páscoa… mas, para espanto de todos, além destes, passou o Cuquedo, um autor, astronautas e, admirem-se, passearam-se por aqui alguns espantalhos.

Começámos bem o mês, dia 1, com uma história da dupla Clara Cunha e Paulo Galindro. “O Cuquedo e um amor que mete medo”, um pequeno monstro muito engraçado, que causou furor entre nós. Quem nos veio contar a história foi a animadora da Biblioteca Municipal, Cláudia Cravo.

A equipa da Associação Amato Lusitano também nos visitou no dia 22, para nos propor a construção de jogos com símbolos da Páscoa. Desenhámos, cortámos, colámos e no fim jogámos “O jogo da Memória” e o “Três em Linha” – tudo feitinho por nós.

É certo que estamos muitas vezes com “a cabeça na lua”, mas dia 12, partimos inteirinhos para lá e fomos “Astronautas por um dia” – atividade realizada pelo Fórum de Castelo Branco. Vestimos o fato espacial, entrámos na nave e vimos a Terra a partir da Lua. Conhecemos os primeiros astronautas a pisar a Lua, as naves e os transportes utilizados, os planetas, os fatos, os satélites… Uma diversão.

Na Semana da Leitura, organizada pela Biblioteca Escolar Afonso de Paiva, que decorreu de 19 a 23 de março, tivemos um encontro inesquecível com o autor e contador de histórias Carlos Alberto Silva, que nos deu a conhecer algumas histórias de uma maneira não habitual, mas não menos divertida, motivadora e atrativa.

No último dia, tivemos uma tarde recheada de jogos – fizemos a caça aos ovos, no pátio da escola, e uma corrida de estafetas, com sacos e ao pé coxinho. Quem ganhou? NÓS, em divertimento, interajuda e desportivismo.

No dia 16, comemorámos o aniversário de Mestre Cargaleiro, com uma atividade muito engraçada, no Museu Cargaleiro.

Agora vamos recuperar forças para enfrentarmos o 3.º Período com vontade e boa disposição.

Ah!!!.... Estão a pensar que nos esquecemos dos espantalhos? Não, dar-lhes-emos notícias deles brevemente.

-----

Mais fotografias em (publicação de 16/04/2018): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais