EB Mina no projeto eTwinning “T.O.W.N. – This Other Wonderful Neighbourhood”

Este ano, os alunos do 4.º ano da escola básica da Mina foram desafiados a participar num projeto eTwinning: o projeto T.O.W.N. foi criado e proposto pela professora de inglês, Ana Sofia Pereira, porque percebeu que esta turma precisava de um desafio que os levasse a darem o seu melhor e, “mesmo sem ver”, acreditou neles. Para os alunos, o facto de poderem colaborar com colegas de outras escolas da Europa, nomeadamente Espanha, Itália, Grécia, Polónia, República Checa, Turquia e Ucrânia, foi o incentivo de que esperavam para meterem mãos à obra e se superarem.

Como refere a respetiva página oficial, “o eTwinning é a comunidade de escolas da Europa que disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.”

Neste contexto, o projetoT.O.W.N. – This Other Wonderful Neighbourhoodtem como objetivo a construção de maquetes com os edifícios das cidades de cada escola paceira e a gravação de vários vídeos, apresentando-as. Numa primeira fase, os alunos aprenderam os nomes dos diferentes edifícios que se podem encontrar nas cidades e, durante as férias da Páscoa, criaram os edifícios com as suas famílias, a partir de materiais recicláveis.

Já de volta à escola, foi o momento de começar a construir as maquetes. Para isso, têm contado com a ajuda preciosa da professora titular, Carla Bastos, e da professora Liliana Matos, que convidaram para ser a sua consultora de design.

Neste momento, encontram-se a finalizar as maquetes, a construir os textos de apresentação e a treinar as apresentações, mas queriam que toda a comunidade escolar pudesse “dar uma espreitadela” ao que têm andado a fazer.

Aguardem por mais notícias, porque “o melhor [ainda] está por chegar”…

-----

Mais fotografias em (publicação de 13/05/2018): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais