No Reino da Seda

No dia 29 de maio, realizou-se uma visita de estudo ao Museu da Seda, em Castelo Branco, na qual participaram cerca de 40 pessoas, distribuídas por alunos, docentes do departamento de educação especial, técnicos e assistentes operacionais.

De entre várias aprendizagens experienciadas destaca-se a “Lenda da Seda” e a sua difusão pelo mundo, o que despertou o interesse e curiosidade de todos.

Passámos então à sala multimédia para visualizar um pequeno filme sobre a seda na APPACDM de Castelo Branco, que abordava o nascimento da lagarta até ao fabrico da seda.

Seguiu-se a observação das etapas de desenvolvimento do bicho da seda no seu habitat e ficou-se a conhecer como se obtém o fio a partir do casulo para chegar até ao tecido. Vimos expostos vários tipos de seda numa variada paleta de cores e objetos do “Reino da Seda”.

Por fim, pudemos conhecer a utilização da seda na biomedicina, na elaboração de colchas bordadas a ponto de Castelo Branco, sedas sobre linho, vestuário e panos.

Foi uma vista de estudo muito profícua que só foi possível graças à direção da escola, que rapidamente nos disponibilizou o autocarro e lanche para os nossos meninos especiais.

De notar ainda a disponibilidade e simpatia do diretor do Museu, que nos acolheu e guiou pelo maravilhoso “Reino da Seda”.

-----

Mais fotografias em (publicação de 11/06/2018): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais