O jardim-horta da E. B. S. Tiago

O projeto Jardim-horta, desenvolvido na escola de São Tiago, foi implementado através da realização de várias atividades.

Iniciou-se, com a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, tendo como foco principal de abordagem a importância do consumo de fruta na alimentação saudável.

A fim de explorar as sementes, a germinação e o crescimento das plantas, as crianças realizaram tarefas de cariz experimental. Exploraram a diversidade de sementes e o comportamento das mesmas na água. Observaram a constituição de uma semente e realizaram o respetivo registo.

Nas últimas semanas letivas, puseram as mãos na terra, semearam, plantaram, regaram e acompanharam parte da germinação e do crescimento de plantas hortícolas, aromáticas, de diversas flores, de várias suculentas e de alguns chás. No cantinho das hortícolas, semearam alface, cenoura, curgete, feijão-frade, feijão-manteiga, grão... Plantaram pimento, tomate, couve-coração-de-boi... Plantaram tomilho, manjericão, manjerona, segurelha e outras aromáticas. Na parte reservada ao jardim, plantaram malvas, de diferentes cores, campainhas, trevo de quatro folhas e bonitas suculentas. Observaram e colocaram ainda placas com o nome de cada árvore existente no recinto escolar.

Desta forma, aprenderam a identificar a diversidade de plantas que compõem o Jardim-horta da escola de São Tiago e adquiriram conhecimentos do processo da sementeira e da plantação.

Devido às condições climatéricas, não foi possível realizar a colheita de produtos do Jardim-horta, por conseguinte, a atividade Chá com poemas também não se concretizou. No entanto, na avaliação do projeto, realizada pelas crianças, podemos encontrar sugestões de atividades para serem levadas a cabo, no próximo ano letivo, uma vez que o projeto é bianual. Para além da manutenção do Jardim-horta, temos a confeção de pratos com os produtos da horta, a construção de um compostor e de espantalhos.

Neste projeto, a Câmara Municipal foi parceira e responsável pela disponibilização de materiais necessários à montagem dos canteiros do Jardim-horta.

Em jeito de balanço final, constatou-se que as atividades foram do agrado das crianças, revelando empenhamento e uma participação ativa nas várias etapas do projeto.

-----

Mais fotografias em (publicação de 11/07/2018): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais