Conferência Anual eTwinning 2021
Decorreu, entre 28 e 30 de outubro, a Conferência Anual eTwinning, subordinada ao tema “Literacia Mediática e Desinformação – Fazendo a diferença com o eTwinning”.
Durante a conferência, na modalidade online, mais de 40 peritos desenvolveram workshops para 500 professores etwinners de 43 países.
Em Portugal, foram convidados a participar os docentes de agrupamentos de escolas premiados com o Prémio Nacional eTwinning 2020, incluindo-se neles o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, cujo projeto eTwinning “The box of stories: Once upon a time…” recebeu o referido galardão na categoria do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A conferência centrou-se em duas vertentes: a Literacia dos Media, por um lado, e como abordar o fenómeno da desinformação e das notícias falsas, por outro. Os professores foram encorajados a:
– integrar a Educação para os Media na sua prática de ensino;
– identificar ameaças e soluções para combater a desinformação e notícias falsas;
– liderar ações criativas e concretas, com os seus alunos e os seus pares, para beneficiar das oportunidades oferecidas pela internet;
– descobrir como o eTwinning promove a literacia para os Media através de projetos de colaboração europeus e atividades de desenvolvimento profissional.
No dia 28 de outubro, a sessão plenária inicial contou com a intervenção da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel. Seguiu-se a apresentação da oradora Zeynep Tufekci, que abordou o tema “Media education and disinformation”, que pode ser visualizado através do link https://youtu.be/izkUOZffOns
No segundo dia de trabalhos, 29 de outubro, decorreram múltiplas atividades no Salão de Exposições Virtual. Seguiram-se dois blocos de múltiplos workshops e, posteriormente, teve lugar uma sessão plenária cujo painel denominado “Media literacy at school: challenges and opportunities” contou com um grupo de discussão constituído por estudantes, professores eTwinners e peritos.
No dia 30 de outubro, decorreu um bloco de múltiplos workshops. Seguiu-se a sessão plenária com a apresentação da oradora Arjana Blazic cujo tema foi “eTwinning: a light in the age of media confusion”. O encerramento dos trabalhos teve a intervenção de Marcus Rester, Chefe de Sector – Plataformas Educativas Online, DG EAC, Comissão Europeia.
Num mundo digital em permanente evolução a Educação para os Media foi considerada, nesta conferência, uma competência para a vida. Cabe à escola contribuir para que os alunos assumam o controle de forma crítica e responsável no uso da internet, em vez de serem controlados pela rede. A esse facto não são alheios os docentes do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva cuja participação crescente em projetos europeus na plataforma eTwinning tem contribuído para a sua sensibilização neste âmbito. De realçar que o eTwinning tem promovido a Literacia para os Media nos últimos 16 anos promovendo a integração de ferramentas digitais no dia-a-dia da vida escolar de professores e alunos, de forma segura e responsável.