«Em terra de pão, não há escola sem mãos na massa!»
O Clube Unesco Ciência, Tradição e Cultura do IPCB – Politécnico de Castelo Branco, promoveu a VI Edição do Concurso Nacional «Os nossos avós eram cientistas».
A turma da EB de Salgueiro do Campo aceitou o desafio da organização e participou neste concurso, com o trabalho intitulado «Em terra de pão, não há escola sem mãos na massa!», tendo alcançado o segundo lugar do referido concurso.
Como se pode adivinhar pelo título, o trabalho das crianças do primeiro ciclo do Salgueiro do Campo baseou-se na temática do pão, um produto tão ligado à sua freguesia e aldeias vizinhas.
Ao longo de várias semanas, com a orientação da professora Iris e da animadora Rita, as crianças trabalharam sobre a importância do pão na alimentação das suas famílias e da localidade, imaginaram e escreveram uma história criativa a partir do pão e pesquisaram sobre a importância do pão na sabedoria popular, através da recolha e ilustração de provérbios populares. O pão serviu assim de massa aglutinadora em diversas atividades letivas.
Algumas das atividades foram desenvolvidas em parceria com os idosos da Associação de Apoio Social de Freixial do Campo, em articulação com o projeto conjunto «H(á) bracinhos que alimentam sorrisos».
Foi com enorme agrado e orgulho que todos os envolvidos receberam a notícia que o seu trabalho fora um dos vencedores e que o júri os tinha agraciado com o segundo lugar.
A Equipa de Divulgação e Comunicação (EDC):
Carla Nunes (Coordenação)
Júlio Diamantino
Paulo Duarte
Tiago Sousa
email: diivulgacao@afonsopaiva.pt