SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE INTERVENÇÂO PRECOCE (SNIPI) REALIZADA COM SUCESSO
Núcleo de Supervisão Técnica (NST) e Equipa Local de Intervenção (ELI) unem esforços para capacitar a comunidade sobre Intervenção Precoce.
No dia 8 de Maio o nosso Agrupamento realizou uma Ação de Sensibilização e Esclarecimento sobre Intervenção Precoce, integrada no Plano Anual de Atividades.
Sendo um serviço muito específico dirigido a um público-alvo de Crianças e suas Famílias dos zero aos seis anos, com atraso de desenvolvimento ou em risco de atraso de desenvolvimento, este evento teve como principal objetivo informar, esclarecer, consciencializar educadores e técnicos de áreas diferenciadas, sobre o funcionamento e importância deste serviço.
A sessão realizada teve como palestrantes os três elementos que compõem o Núcleo de Supervisão Técnica que centraram a sua preleção ao nível da Organização do SNIPI, Principais Mudanças nos últimos 30 anos, Critérios de Prioridade e a importância de uma Referenciação Precoce.
As Boas Práticas em IP e o funcionamento da equipa no Modelo Transdisciplinar também traçaram o foco desta Sensibilização.
A ênfase na Referenciação atempada reflete o compromisso contínuo da comunidade em promover uma intervenção o mais cedo possível, centrada no Empoderamento, Capacitação e Forças da Família e da Criança.
Esta sessão terminou com um lanche convívio entre todos os participantes oferecido pela direção do Agrupamento, promovendo laços de confraternização e partilha.
A todos nosso Bem-haja!
Pelo NST/ELI
Florbela Matos