25 de Abril: Um Saber em Construção na Biblioteca Escolar
25 de Abril: Um Saber em Construção na Biblioteca Escolar
A Professora Bibliotecária Carla Nunes, em colaboração com as docentes de História e Geografia de Portugal do 2º ciclo, Profs. Fátima Esteves, Helena Laia e Lígia Silva, realizou, na semana de 21 a 24 de abril, sessões de mediação leitora com as turmas de 6º ano do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Estas sessões iniciaram-se com um brainstorming sobre a data do 25 de Abril, mobilizando os conhecimentos já adquiridos pelos alunos. Seguiu-se uma breve contextualização cronológica dos principais factos alusivos a esta data, complementada com alguns dados curiosos que despertaram o interesse dos alunos. A Professora Bibliotecária apresentou ainda várias propostas de livros e leituras alusivos à data e aos principais envolvidos, disponíveis para leitura e requisição na biblioteca escolar e dispostos durante a semana em mostra bibliográfica.
Posteriormente, foi realizada a leitura do livro “Avó, onde estavas no 25 de Abril?” de Ana Markl, que serviu de ponto de partida para uma reflexão sobre o 25 de Abril. Este momento de leitura foi seguido por um diálogo com os alunos, onde puderam discutir e os seus conhecimentos prévios e refletir sobre a importância desta data histórica em Portugal. Para complementar a sessão, os alunos assistiram ao vídeo “Infominuto sobre o 25 de Abril” na plataforma RTP Ensina e participaram num quiz interativo, utilizando a plataforma Kahoot, com 25 perguntas sobre o 25 de Abril.
Estas ações de mediação leitora são fundamentais para o desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos da história de Portugal e de várias competências essenciais em termos de Cidadania e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), promovendo competências pessoais e sociais, como a capacidade de participação ativa, o pensamento crítico e a valorização dos direitos humanos e da democracia, associadas à Cidadania. No âmbito do PASEO, estas atividades contribuem para a formação de cidadãos autónomos, responsáveis e capazes de enfrentar os desafios do presente e do futuro, promovendo valores humanistas e a integração de conhecimentos de forma interdisciplinar. Além disso, estas ações estão alinhadas com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular, destacam-se o ODS 4: Educação de Qualidade, ao promover uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; o ODS 10: Redução das Desigualdades, ao garantir que todos os alunos, independentemente do seu contexto socioeconómico, tenham acesso a oportunidades educativas iguais e o ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao fomentar sociedades pacíficas e inclusivas, proporcionando acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
Estas atividades, ao promoverem o trabalho colaborativo e articulado entre a biblioteca escolar e os docentes, contribuem significativamente para mais e melhores aprendizagens, preparando os alunos para serem cidadãos informados, críticos e participativos na sociedade.
A Equipa de Divulgação e Comunicação (EDC):
Carla Nunes (Coordenação)
Júlio Diamantino
Paulo Duarte
Tiago Sousa
email: diivulgacao@afonsopaiva.pt