Escola aberta aos pais
Nos dias 23 e 25 de junho, os alunos e a professora da turma ST2A tiveram a honra de receber na sua sala mais dois pais: a D. Rita Cortez e o Sr. Paulo Cruz, no âmbito da atividade do PAA “Escola aberta aos pais”.
No dia 23, a D. Rita Cortez veio falar de uma das instituições emblemáticas da nossa cidade, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, local onde trabalha como técnica assistente. Começou por dar a conhecer um pouco da história deste museu, criado em 1910 pelo arqueólogo Francisco Tavares Proença Júnior, de quem recebeu o nome, e que tem por base a sua coleção arqueológica.
Seguidamente, apresentou um dos símbolos mais típicos desta cidade beirã e que também faz parte do acervo desta instituição – o bordado de Castelo Branco, representado pelas famosas colchas de Castelo Branco, de inspiração oriental e feitas em linho bordado com fios de seda natural.
Além de mostrar várias fotografias destas lindíssimas colchas bordadas, a D. Rita explicou ainda o significado dos desenhos nelas representados.
Referiu também que, neste museu, funciona há muitos anos uma oficina-escola de bordados regionais de Castelo Branco, com o objetivo de conservar, restaurar, produzir e divulgar peças com os bordados de Castelo Branco.
Por fim, os alunos pintaram uns desenhos com as figuras principais representadas nos bordados de Castelo Branco, “bordando” em papel, com as suas cores preferidas, os elementos que caracterizam estes bordados.
No dia 25 de junho, o Sr. Paulo, GNR de profissão, veio enriquecer ainda mais os conhecimentos dos alunos da turma ST2A sobre a instituição que representa. Explicou que a GNR desempenha várias funções, como, por exemplo, a investigação criminal – área em que trabalha – e que, por essa razão, habitualmente não usa farda, ao contrário de outros colegas.
Além de salientar a importância do seu trabalho, em particular na descoberta de quem comete crimes como roubos, aproveitou a ocasião para falar, de forma mais abrangente, do trabalho da GNR. Referiu, ainda, às crianças que não devem ter medo dos agentes da autoridade e que, sempre que precisarem, devem recorrer a eles sem receio.
Alguns alunos aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas e esclarecer dúvidas, como, por exemplo, a diferença entre a GNR e a PSP.
Por fim, o Sr. Paulo satisfez a curiosidade das crianças e mostrou as algemas, acrescentando que está disposto a regressar no próximo ano letivo para lhes falar sobre as impressões digitais e lhes proporcionar a experiência da sua recolha, o que deixou os alunos bastante ansiosos e expectantes.
Como lembrança, ofereceu a todos um horário, que poderão usar no próximo ano letivo.
Estes foram momentos significativos para todos os intervenientes, evidenciando que a família tem um papel crucial como parceira na formação dos alunos.
A Equipa de Divulgação e Comunicação (EDC):
Carla Nunes (Coordenação)
Júlio Diamantino
Paulo Duarte
Tiago Sousa
email: diivulgacao@afonsopaiva.pt