O Jogo como meio de aprendizagem – O «Supertmatik de Cálculo Mental»
Os antigos, que por aqui ainda andamos, muito aprendemos através do jogo, nas suas múltiplas variantes, fossem jogos de tabuleiro da «Majora» ou o «Berlinde» com buracos na terra.
As novas tecnologias reduziram a diversidade de jogos que as crianças, hoje em dia, praticam. Todavia, o jogo mantém a sua importância, inclusivamente na matemática da escola.
O “Supertmatik de Cálculo Mental” é uma das ferramentas pedagógicas e didáticas que, sob a forma de jogo, mais contribui para o desenvolvimento do raciocínio matemático, nomeadamente a resolução de operações e expressões aritméticas efetuadas mentalmente.
Uma vez mais, a escola de São Tiago participou ativamente neste campeonato, com as turmas de 1º e 2º anos, já que a de 3º e 4º, por motivos alheios à vontade das suas professoras, não teve possibilidade de participar. Coordenador do Campeonato no Agrupamento, Coordenadora do Departamento de 1º Ciclo, Coordenador da EB de São Tiago e Professoras Titulares das Turmas, todos congregaram esforços para que a realização do campeonato fosse uma realidade e entusiasmasse os alunos.
Importa salientar que o “Supertmatik” é um jogo e, como qualquer jogo, o fator sorte conta bastante. Consequentemente, excelentes alunos, poderão ser eliminados e ficar pelo caminho, não alcançando o resultado de acordo com as suas reais capacidades. Mas, essa é uma das características do jogo que o torna mais interessante, senão tratar-se-ia de um teste de matemática.
Utilizando os baralhos de cartas da escola, os alunos de cada turma fizeram alguns treinos e, posteriormente, participaram nas eliminatórias que ditariam o que era mais rápido a calcular mentalmente e, simultaneamente, a quem a sorte não abandonou.
Do universo da escola, saltámos para um universo internacional, em que alunos de diferentes países, de acordo com o ano que frequentam, jogaram no computador, através da Internet, em busca do melhor tempo, tentando acertar o maior número possível de respostas.
Parabéns aos vencedores de cada uma das nossas turmas e ao modo como as representaram na Grande Final Online. Obtiveram excelentes resultados, mesmo com algum nervosismo à mistura, de quem tem nenhuma ou pouca experiência nestas andanças, utilizando um computador sem conhecer os seus “adversários”.
Numa sociedade que é cada vez mais individualista, contrariamente ao que seria de supor com tantas redes sociais, é muito importante destacarmos a participação e o interesse de todos os alunos das quatro turmas.
Se é importante obter um excelente resultado na final, não é menos importante ter participado, ter ganho o gosto pelo jogo de cartas e ter desenvolvido as suas competências matemáticas.
Por isso, em nome da Escola de São Tiago, apresento as felicitações a todos os alunos participantes, independentemente da eliminatória a que conseguiram chegar.
À menina e aos três meninos que participaram internacionalmente, os maiores parabéns, não só pelos resultados alcançados (ver os diplomas), mas pela atitude com que participaram na final.
É um orgulho ser professor e coordenador de uma escola que tem alunos com tal maturidade, responsabilidade, empenho e entusiasmo… Bem-haja a todos vós, pela grandeza com que representaram a Escola de São Tiago e o Agrupamento Afonso de Paiva. Que continuem sempre assim!
A Equipa de Divulgação e Comunicação (EDC):
Carla Nunes (Coordenação)
Júlio Diamantino
Paulo Duarte
Tiago Sousa
email: diivulgacao@afonsopaiva.pt