Atividade “Padrinhos e Afilhados” promove integração e empatia entre alunos
No passado dia 3 de outubro de 2025, teve lugar, na Escola Básica da Mina, a atividade “Padrinhos e Afilhados”, que envolveu os alunos das turmas M1 e M2. Esta iniciativa teve como principal objetivo facilitar a integração dos alunos do primeiro ano no novo contexto escolar, promovendo simultaneamente a convivência saudável e o desenvolvimento de comportamentos assertivos e empáticos.
A atividade iniciou-se com a leitura, em voz alta, da história O Sapo Encontra um Amigo, da autoria de Max Velthuijs, pelos alunos do segundo ano. A leitura proporcionou um momento de reflexão sobre a importância da empatia e do cuidado para com o outro.
Seguidamente, realizou-se um sorteio para a atribuição dos padrinhos e respetivos afilhados, criando-se, assim, uma ligação simbólica entre os alunos mais velhos e os recém-chegados. Este momento especial foi registado num cartaz coletivo em forma de coração, perpetuando a memória da ocasião.
Para concluir, os padrinhos e madrinhas colaboraram com os seus afilhados na pintura do amigo do sapo, e ofereceram-lhes um marcador de livro em forma de lápis, como lembrança deste encontro especial.
Esta atividade, para além de promover a adaptação dos alunos do primeiro ano, contribui para o desenvolvimento de um espírito de entreajuda, responsabilidade e convívio positivo entre todos os participantes.