“A Terra Treme” – Aprender com os Sismos
No âmbito da campanha nacional “A Terra Treme” promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil foram dinamizadas, pelas docentes Sílvia Costa (Geografia) e Lígia Silva (História e Geografia de Portugal), atividades destinadas aos alunos do 9.º Ano que permitiram compreender melhor os fenómenos sísmicos e a sua importância para a sociedade atual e para o Ambiente.
Nas aulas de Geografia, os alunos pesquisaram informação acerca dos sismos mais mortíferos ocorridos ao longo da História, identificando as respetivas datas, consequências humanas, sociais e ambientais.
Com base nas informações recolhidas, localizaram esses acontecimentos num planisfério desenhado em papel de cenário, trabalho realizado com a colaboração da professora Educação Visual, Graça Gil.
O resultado final dos trabalhos elaborados pelos alunos do 9.ºAno esteve patente numa exposição na escola sede permitindo a toda a comunidade educativa conhecer, de forma visual e interativa, a dimensão e o impacto destes fenómenos naturais.
Ainda no âmbito desta atividade, os alunos participaram numa palestra sobre o tema “Riscos e Catástrofes Naturais”, dinamizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco, que teve lugar, no dia 3 de novembro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Na palestra foram abordados diversos tipos de riscos naturais, como sismos, tsunamis, inundações e incêndios florestais, com principal foco nos terramotos, destacando-se ainda a importância do conhecimento e da prevenção para a redução das vulnerabilidades.
A atividade constituiu uma excelente oportunidade para articular saberes entre disciplinas, desenvolver a consciência cívica e ambiental, e também promover uma aprendizagem significativa sobre os riscos naturais que fazem parte do planeta Terra.
As professoras Lígia Silva e Sílvia Costa



