Peça de teatro “A sociedade do século XIX”
No dia 26 de janeiro, os alunos das seis turmas do 6.º Ano, assistiram à peça “A sociedade do século XIX” representada pela Companhia de Teatro Des.Ato, de Vila Nova de Gaia, no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Esta atividade só foi possível graças ao generoso patrocínio da Editora Leya e da Representante Helena Baptista a quem deixamos o nosso sincero agradecimento.
Um agradecimento às professoras Márcia Martins e Noélia Serrano que, para além das docentes de História e Geografia de Portugal, Helena Cardoso, Lígia Silva e Maria de Fátima Esteves, acompanharam os alunos para assistirem à peça de teatro.
Esta iniciativa integrou conteúdos programáticos da disciplina de História e Geografia de Portugal, do 2.º Ciclo, tendo contribuído para uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.
A peça de teatro foi representada pelos atores Hélder Sousa e Sara Cunha que vestiram a pele de dois jovens estudantes (Tomás e Lia) que tinham de estudar para um teste de História e Geografia de Portugal.
Tomás é um aluno que detesta estudar enquanto Lia é aluna aplicada. No início da peça percebe-se que o aluno Tomás não estudou para o teste, que vai ter no dia seguinte, então os dois mergulham num manual mágico de História e Geografia de Portugal que os leva até ao século XIX!
Ao abrir o manual “Viajantes” participam numa viagem até ao passado para conhecerem personagens como um frade, uma senhora rica e um artesão que representam diferentes grupos sociais (clero, burguesia e povo respetivamente).
Mas também esteve presente Fontes Pereira de Melo, o político responsável por várias medidas que contribuíram para a modernização dos transportes e das comunicações.
Os alunos ficaram a conhecer melhor: Fontes Pereira de Melo; assistiram a uma simulação do concurso “Quem quer ser milionário?” e participaram do despique entre os clubes de futebol Porto e Benfica (ou melhor dos partidos políticos: Históricos e Regeneradores); observaram a atitude de uma burguesa que detestava pobres e ainda puderam ouvir um RAP sobre toda a matéria estudada pelos dois alunos Tomás e Lia!
Afinal estudar até pode ser cool!
Em modo de conclusão, a interpretação cativante e esta abordagem pedagógica tornaram a presente experiência especialmente motivadora e enriquecedora.
As professoras Helena Cardoso, Lígia Silva e Maria de Fátima Esteves
Peça de teatro “A sociedade do século XIX”
Next


