O Programa De Educação Estética E Artística Chega Ao Distrito De Castelo Branco
O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação. Pretende desenvolver um plano de intervenção que visa implementar uma estratégia integrada, a nível nacional, no domínio das diferentes formas de arte em contexto escolar: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
O PEEA procura promover as artes e a cultura no universo escolar, em parceria, sempre que possível, com as diferentes Instituições Culturais (museus, teatros e academias, entre outras). Pretende que crianças, professores e famílias desenvolvam o gosto pela Arte, criem hábitos culturais e a valorizem como uma forma de conhecimento que se reveste de especial importância para o desenvolvimento permanente do ser humano.
A cultura e a arte são fundamentais para o processo educativo e o Programa de Educação Estética e Artística tem vindo a desenvolver modelos alternativos de formação dos profissionais de educação, no domínio das diferentes formas de arte, assim como ações conjuntas entre os Agrupamentos de Escolas e as Instituições Culturais, fomentando um trabalho de parceria entre os docentes, os alunos e as suas famílias.
O PEEA, que decorre desde 2010, tendo já envolvido um total de 5635 docentes e 99843 alunos, tem contado com o cofinanciamento de várias instituições: Fundação AGA KHAN, Fundação Calouste Gulbenkian e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
A Equipa de Educação Artística (EEA) – DGE e a sua atual estrutura orgânica assume dar continuidade ao trabalho desenvolvido desde o ano letivo 2009/2010, ciente de que no presente o foco centrar-se-á na implementação e sistematização da Educação Artística nas escolas, tomando como referência a situação atual face à Autonomia da Escola.
Dado o momento de reflexão, no presente ano letivo, pretende-se, igualmente, estabelecer diálogo com o Decreto-Lei 55/2018, que identifica os princípios orientadores do currículo dos ensinos básico e secundário de modo a garantir que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; e com o Decreto-Lei 54/2018, que aposta numa escola inclusiva, onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontrem respostas que lhes possibilitem a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social.
Ao nível da Educação Pré-escolar, que constitui a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, serão tidas como referência as Orientações Curriculares relativas à Educação Artística.
Esta nova fase de implementação surge através de uma estratégia alargada, contando com a reorganização da EEA – DGE e com um novo desenho de proximidade em contexto escolar, através da criação da figura do Embaixador Local (docentes colocados num Agrupamento de Escolas a colaborar com a Equipa EEA – DGE in loco), docentes organizados territorialmente por distritos, em colaboração com os já existentes Embaixadores Regionais.
Neste momento, o PEEA encontra-se em fase de implementação em quatro agrupamentos do distrito de Castelo Branco, nomeadamente o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, o Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e o Agrupamento José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova.
Os docentes do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova deverão brevemente iniciar a sua ação de formação de desenvolvimento curricular em artes e o Agrupamento José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova vai receber o sub-programa «R-A, Residências Artísticas» que traduz uma iniciativa interministerial entre as áreas da Educação e da Cultura.
O sub-programa «R-A, Residências Artísticas», dinamizado pela EEA – DGE, através do PEEA e pelo Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART), destina-se a crianças do 1.º ciclo do ensino básico e tem por objetivo integrar as práticas artísticas no dia a dia dos alunos. Esta iniciativa conta com a colaboração ativa das autarquias dos concelhos envolvidos.
Durante uma semana, músicos profissionais do Teatro Nacional de São Carlos realizarão um trabalho sistemático com os alunos e os professores de uma escola, nas áreas de Percussão, Sopros, Cordas e Voz, no sentido de desenvolver o conhecimento musical, bem como promover a aprendizagem e experimentação do processo de criação artística nos domínios instrumental e coral. O trabalho realizado durante a residência culmina com a apresentação à comunidade educativa local de um espetáculo que se reveste de enorme significado para todos, não esquecendo que é no processo, no envolvimento e na motivação conseguidos que reside a sua mais-valia.
Mais informações em: http://educacaoartistica.dge.mec.pt/