eTwinning | Como reforçámos os nossos vínculos, como encurtámos distâncias, como trabalhámos juntos…
Numa das nossas publicações anteriores, apresentámos uma das atividades em que os alunos do projeto eTwinning “O novo Mundo que queremos” estiveram envolvidos: a elaboração de nuvens de palavras coletivas que sintetizassem o seu pensamento sobre os diversos problemas sociais debatidos. Apresentamos, agora, uma síntese de outras atividades coletivas que envolveram os alunos de Portugal (7.º 3, 7.º 4 e 7.º 5 da EB Afonso de Paiva), de Espanha (uma turma de Valores Éticos, uma de Francês e uma de Inglês), de Itália (duas turmas de Francês) e de Grécia (duas turmas de Francês).
À medida que fomos abordando os diversos temas do projeto, em cada país participante os alunos também criaram slogans para cada tema (consoante os casos, em português, espanhol, francês, inglês. Italiano e grego). Posteriormente, os alunos da EB Afonso de Paiva, que trabalharam nas aulas de Português, selecionaram um ou dois dos seus slogans para serem traduzidos nas aulas de Inglês, Espanhol e Francês. Estes seriam os slogans a integrar em cartazes que os alunos iriam posteriormente elaborar nas aulas de Educação Visual e TIC.
Outra atividade de escrita consistiu em redigir comentários devidamente estruturados e fundamentados sobre vídeos, para publicação em murais digitais. Para tal, foi usada a aplicação Padlet, onde todos os alunos partilharam a sua opinião. Participaram, num dos murais, todos os alunos do projeto. O objetivo foi levar os alunos a debater (oralmente e por escrito), refletir e reagir às mesmas imagens e problemas, desenvolvendo, desta forma, o seu espírito crítico, bem como as suas competências de expressão oral e escrita. No mural internacional (padlet 3), mostrámos o mesmo vídeo (“O impacto do Homem no Meio Ambiente” – vídeo de animação sem texto) e fizemos as mesmas perguntas a todos os alunos, para que estes estruturassem o seu comentário. No final, mobilizando os conhecimentos dos alunos, a ajuda dos professores e, quando necessário, a tradução automática, os alunos dos quatro países puderam comparar as suas ideias com as dos seus colegas: o que tinham em comum, mas também outros aspectos destacados. Desta forma, a visão de cada aluno foi enriquecida com a dos outros. Uma ideia ressaltou: a condenação da destruição do meio ambiente e o desejo de contribuir para a mudança.
Foi igualmente realizado um trabalho de grupo que, de novo, envolveu os 157 alunos do projeto. Estes foram divididos em três grupos internacionais, de acordo com a língua em que o trabalho final deveria ser apresentado: em francês, em inglês ou em espanhol. Em primeiro lugar, os alunos votaram numa imagem (sugestiva e enigmática), que seria a base de trabalho comum para os três grupos internacionais. De seguida, em cada turma, e em pequenos grupos, os alunos fizeram a interpretação da imagem e redigiram frases sugestivas para a ilustrar, recorrendo a linguagem metafórica. No caso da EB Afonso de Paiva, os alunos escreveram primeiro em português e só depois as frases foram traduzidas. As propostas dos alunos foram apresentadas em fóruns na página do projeto (TwinSpace) e, finalmente, em cada grupo internacional, os alunos, depois de terem lido as propostas nas aulas, votaram na sua frase favorita. Assim, para a imagem que tinha sido inicialmente votada, ficaram três mensagens distintas como vencedoras. O resultado – não apenas da votação, mas de todas as propostas apresentadas – deixou-nos impressionados pela sua criatividade e comovidos pela forma sensível e genuína como, a partir de uma única imagem, os alunos expressaram os seus sentimentos e ideais enquanto jovens adolescentes que aspiram a um mundo melhor. Fruto de uma reflexão profunda, nas 40 mensagens produzidas, sobressaíram o respeito pelo outro, a autodeterminação, a defesa da igualdade e da liberdade, o otimismo diante das dificuldades da vida, o impulso para a descoberta, a rejeição dos preconceitos, a tolerância, o respeito pela diversidade…. Reforçámos, assim, o vínculo de valores que já tinha ficado evidente nas atividades anteriores – um vínculo que vai para além dos limites geográficos dos nossos alunos.