Concretização do Projeto “Ler, Contar e Recontar as Metas” – Prémio Ideias com Mérito, 2017/2019 da Rede de Bibliotecas Escolares
Após dois anos de implementação do projeto, cuja génese surgiu da vontade de sistematizar e difundir um conjunto de práticas colaborativas e articuladas consistentes, centradas na promoção da leitura através da dinamização de atividades de mediação de leitura, com recurso às linguagens expressivas e cénicas, conjuntamente com trabalho de pós leitura em sala de aula e ateliês práticos, deu-se por cumprido o segundo ano das atividades previstas, com a apresentação e exploração das quatro obras selecionadas pelos conselhos de ano, designadamente:
1.º ano – Elizabeth Shaw, A Ovelhinha Preta
2.º ano – Papiniano Carlos, A Menina Gotinha de Água
3.º ano – Álvaro Magalhães, O senhor do seu nariz (ebook)
4.º ano – José Saramago, A Maior Flor do Mundo
Centrado na problemática da aprendizagem da leitura e gosto pelos livros, este projeto enquadrou-se essencialmente no domínio da Educação Literária, procurando aliar a cognição à fruição e compreensão leitora ao prazer de ler, concretizado de forma articulada entre a equipa da Biblioteca Escolar e os docentes do 1.º ciclo.
Ao longo dos dois anos de duração do projeto foi realizada a planificação das atividades e sessões desenvolvidas em torno de oito obras / textos indicados nas Metas Curriculares de Português do 1.º ciclo, privilegiando a sua articulação com os diferentes conteúdos programáticos nos domínios de Educação Literária (EL), Leitura e Escrita (LE). Esta iniciativa contemplou um total de cerca de 750 alunos do 1.º ciclo.
Da equipa das Bibliotecas Escolares, Maria da Luz Lopes