Projeto eTwinning “Yo Soy Arte / L’ Art dans tous ses états / Am’ ARTE” | Subtema “A arte e a Geometria”
A relação da arte com a geometria foi um dos temas que esteve em destaque no âmbito do projeto eTwinning “Yo Soy Arte / L’ Art dans tous ses états / Am’ ARTE”, tendo sido abordado tanto na turma do 1.º ano da EB de São Tiago como nas turmas do 7.º 1 e 7.º 2, resultando em produções adaptadas aos diversos contextos.
Na turma ST1 da EB de São Tiago, os trabalhos realizados tiveram como ponto de partida o conhecimento das diferentes formas geométricas pelos alunos que posteriormente as trabalharam com as noções de simetria, de sequência e de repetição de formas. Estas noções de geometria resultaram numa coleção de Postais de Páscoa que foram depois enviados aos parceiros de projeto. A beleza da geometria ficou bem evidente nas composições elaboradas pelos alunos.
Na turma do 7.º 1, o tema foi trabalhado na disciplina de Matemática. Desde logo, na apresentação das atividades aos alunos, foram dados a conhecer vários artistas nacionais e internacionais e respetivas obras. Nestas, os alunos ficaram com a noção de que a geometria foi/é uma fonte de inspiração artística, pois os artistas apresentados, em alguma fase das vidas, usaram predominantemente esta importante área da Matemática para expressar as suas vivências e emoções. Seguiu-se o trabalho, elaborado em grupos, que se dividiu em duas partes. No âmbito da primeira parte, intitulada “A Geometria na Arte”, cada grupo de trabalho elaborou uma apresentação digital (PowerPoint) sobre um artista. Em cada apresentação, para além da contextualização, os alunos escolheram duas obras do artista em questão e identificaram manifestações geométricas nelas contidas. Incluíram, ainda, uma obra de arte geométrica, que os alunos realizaram com recurso a uma ferramenta digital de geometria dinâmica. Já no âmbito da segunda parte, “A Geometria no Quotidiano”, cada grupo produziu um vídeo a partir da recolha prévia de fotografias onde se evidenciaram aspetos geométricos: identificaram-se polígonos, sólidos geométricos e/ou isometrias presentes.
Na turma do 7.º 2, o tema foi igualmente desenvolvido na disciplina de Matemática, com a colaboração da disciplina de TIC na elaboração de apresentações digitais. De entre as atividades realizadas, salientam-se as seguintes: sessão de motivação aos alunos com a visualização de três vídeos; apresentação do projeto aos alunos, no início do tema “Geometria e Medida”; informação sobre objetivos a atingir, atividades, avaliação e divulgação; captação de registos fotográficos com elementos geométricos presentes na natureza, na arquitetura e no quotidiano; trabalho individual realizado pelos alunos com a colaboração das famílias; trabalho de identificação dos elementos geométricos presentes em cada fotografia e elaboração de um vídeo, por subtema, com os registos fotográficos dos alunos. Foi igualmente realizada uma sessão de motivação, com a visualização/análise de pinturas de diversos artistas onde a geometria está presente, tendo sido solicitado aos alunos um trabalho individual de investigação, com caráter criativo, do qual resultaram composições geométricas realizadas pelos alunos durante as aulas de Matemática, que foram posteriormente reunidas num vídeo.
Com estas propostas trabalhou-se o Tema “Geometria e Medida”, integrado no currículo da disciplina, mobilizando-se conhecimentos constantes nas Aprendizagens Essenciais e contemplando várias das Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A originalidade do tema e a forma de aprender diferente do habitual potenciou, sem dúvida, um ambiente propício à aprendizagem, onde os alunos mobilizaram e adquiriram múltiplas literacias como a artística, a digital e a matemática.