Projeto eTwinning “Yo Soy Arte / L’ Art dans tous ses états / Am’ ARTE Subtema: “Um mundo de emoções”
No Mundo de Emoções, o 1.º ST trabalhou o livro “O Melro Artista”, de Marion Deuchars, uma obra que aborda as diferenças e particularidades individuais que podem ser facilmente mudadas com a presença e a inspiração da arte. Um livro delicioso que pode causar alterações e melhorar a autoconfiança e que cativou os alunos desde do primeiro minuto.
Iniciou-se este trabalho com a leitura e exploração daquele livro e posterior visualização de um vídeo com uma pequena dramatização. Os alunos ficaram encantados e quiserem tentar individualmente a leitura de pequenos excertos, enriquecendo a sua Educação Literária. Depois, a turma realizou uma ficha de leitura, que foi avaliada através da aplicação de uma rubrica, no âmbito do Projeto de Intervenção MAIA do Agrupamento. Foi ilustrada uma nova capa para o livro, na qual os bicos dos melros foram todos diferentes e muito criativos.
Também foram trabalhados, em expressão dramática, os diferentes tipos de emoções, com um jogo de descobrir expressões através de gestos.
O trabalho culminou com a execução de um painel de grandes dimensões, com melros contornados e recortados, cujos bicos foram realizados com a aplicação de pequenos pedaços de esponja EVA de várias cores, aplicando a técnica do moisaico. Este painel foi decorado com flores e borboletas pintadas a lápis de cera com traços abstratos, baseados na pintura de vários pintores. Todos estes elementos foram colocados em ramos de árvore e foi criado um novo ambiente para a personagem do livro estudado, que se encontra num espaço interior da Escola Básica de São Tiago.
Este foi um trabalho desenvolvido em várias partes, mas com um final muito positivo para professoras e, sobretudo, alunos, que manifestaram muito interesse e participação em todas as etapas. Pode dizer-se que este livro teve um final feliz!
O subtema “Um mundo de emoções” também foi abordado com os alunos das turmas do 7.º 1 e 7.º 2, na disciplina de Português, numa atividade colaborativa que envolveu uma turma de 1.º ano do Agrupamento de Escolas Raul Proença, um dos parceiros deste projeto eTwinning. Assim, os mais novos começaram por realizar desenhos em que, na mesma folha, estavam representados sentimentos e emoções contrastantes, ou seja, negativas e positivas. Posteriormente, os alunos de 7.º ano visualizaram esses trabalhos, apresentados num livro digital, e exprimiram, através de nuvens de palavras digitais, os sentimentos e emoções que lhes suscitaram os desenhos. Desta forma, os alunos mais velhos foram estimulados a conhecerem diferentes visões do mundo, por exemplo, situações de harmonia e felicidade, e outras causadoras de medo e de tristeza, como é o caso da guerra, várias vezes representada nos desenhos. Também foram estimulados a compreender e valorizar diferentes linguagens e a relacionar a força expressiva das imagens com a das palavras.
Com este tema, entre outras aprendizagens, sentimos o que tão bem exprimiu Edward Morgan Forster: “As emoções são intermináveis. Quanto mais as exprimimos, mais maneiras temos de as exprimir.”