Projeto “Oficina de Escrita Criativa nas aulas de Português – Uma experiência de articulação entre ciclos”
Ao longo dos dois últimos anos letivos, as docentes Alice Nascimento e Soraia Coelho dinamizaram o projeto “Oficina de Escrita Criativa nas aulas de Português – Uma experiência de articulação entre ciclos”. O mesmo foi concebido para favorecer o trabalho colaborativo entre os segundo e terceiro ciclos do ensino básico e partilhar boas práticas pedagógicas, através de atividades de escrita criativa que planificaram e dinamizaram conjuntamente em sala de aula.
No ano letivo 2020-2021, o projeto envolveu as turmas do 9.º 5 e o 6.º 2 e, no presente ano letivo, as turmas do 7.º 2 e 6.º 3. Pretendeu-se, desta forma, aproximar mais os ciclos de ensino em questão e contribuir para a diminuição do impacto da transição de ciclo nos resultados escolares dos alunos. Esta experiência constituiu, igualmente, uma oportunidade de inovar práticas pedagógicas, designadamente com a experimentação de novos modelos de escrita e a introdução de ferramentas digitais, em sala de aula, ao serviço do ensino e das aprendizagens.
O balanço é muito positivo, pois os alunos mostram-se muito recetivos e motivados em relação às propostas apresentadas, foram muito participativos e empenhados, o que se refletiu na qualidade dos trabalhos que realizaram e apresentaram às turmas. As docentes consideram que esta prática contribuiu para motivar os alunos, fomentando a sua criatividade, estimulando o espírito colaborativo e o trabalho em equipa, bem como o gosto pela escrita e o seu desenvolvimento ao nível da comunicação.
As docentes,
Alice Nascimento e Soraia Coelho