Projeto – “SER+” Promoção de Competências Socioemocionais e Comportamentais
O Projeto de Promoção de Competências Socioemocionais e Comportamentais – “SER+”, foi delineado de modo a que a sua intervenção tivesse como enfoque a escola como um Todo, atendendo aos diversos contextos: escolar, social e familiar.
No presente ano letivo, o projeto SER+ abrangeu todos os alunos das turmas do agrupamento dos 1.º e 5.º anos de escolaridade e uma turma do 7.º ano de escolaridade. Divulgamos algumas das atividades realizadas durante o 3.º período.
A intervenção desenvolvida visou a promoção de competências socioemocionais, comportamentais e, consequentemente, a promoção da saúde mental. Deste modo, e com vista ao bem-estar biopsicossocial e consequente sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, focaram-se as temáticas da autoconsciência, autogestão, consciência social, relacionamento interpessoal, capacidade de tomar decisões responsáveis e ainda, atividades de mindfulness.
Em suma, este projeto, constituiu-se como uma mais valia, enquanto meio de promoção da saúde e bem-estar dos alunos, tendo em vista uma intervenção precoce e de prevenção.
Agradecemos a colaboração de todos os intervenientes e participantes no projeto!
Os psicólogos responsáveis pelo projeto SER+,
Elisabete Carvalho e Pedro João