Já Sei Ler!
O Projeto Já Sei Ler – Programa de Promoção de Leitura em Família, iniciado em 2009 e, agora, relançado pelo PNL 2027, pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, convidando professores e famílias a ler diariamente 10 minutos com os miúdos. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/ alunos. A evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação, com incidência relevante em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. O projeto pretende valorizar este contexto favorável, disponibilizando um conjunto de materiais de apoio (mochilas; livro de registo de leituras; folheto para professores; folheto para pais), para o desenvolvimento de atividades que incentivem a leitura e o gosto pelos livros em família.
As dez professoras e os cerca de duzentos alunos de todas as turmas de 1º e 2º anos do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva aderiram a este projeto, numa articulação com a Biblioteca Escolar, que viu agora a sua candidatura aprovada, sendo um dos 94 agrupamentos de escolas apoiados no âmbito da iniciativa “Leitura em Família”. Numa seleção de livros realizada pela professora bibliotecária, foram distribuídas dez sacolas contendo livros diversificados, motivando e envolvendo as crianças no gosto de ler e ouvir ler, nas salas de aula do 1.º ciclo e no seio das famílias e muitos são já os livros lidos em família.
Através de mais um projeto de promoção de leitura, a Biblioteca Escolar em articulação com as professoras do 1º e 2º anos das Escolas Básicas de Castelo, Mina, S. Tiago, Salgueiro do Campo e Sarzedas, promovem a valorização da atividade leitora, proporcionando momentos de leitura diária com as crianças, diversificando as obras, selecionando textos de literatura para a infância de qualidade que os envolvam e lhes agradem, que os entusiasmem e ajudem a tornarem-se leitores efetivos para quem ler seja um prazer. Este projeto constitui-se ainda como uma das medidas incluídas no Eixo 1: Ensinar e Aprender; no domínio 1.1. +Leitura e Escrita; na ação específica 1.1.1. Escola a ler e também no domínio 1.4. +Família; na ação específica 1.4.1. Família mais perto, do Plano de Recuperação das Aprendizagens Plano 21|23 Escola+.