Uma Escola a Ler!
A ação “Escola a ler, da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do PNL 2027 e da Direção-Geral da Educação, resulta da agregação das propostas da RBE e do PNL2027, respeitantes à ação “Escola a ler, integrada no Plano Escola+ 21/23. Esta iniciativa, coordenada pela Professora Bibliotecária Carla Nunes e por uma Equipa de Professores – Cecília Matos, Joaquim Ponciano e Teresa Henriques, em coordenação com os educadores de infância, professores de 1º ciclo e professores de português de 2º e 3º ciclos, foi implementada no Agrupamento entre janeiro de 2022 e junho de 2023, visando trabalhar a leitura e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha no âmbito desta medida.
Promover a formação de leitores, ou seja, o domínio progressivo da compreensão leitora e o prazer e gosto pelos livros e pela leitura, apostando-se num trabalho conjunto e articulado entre as cinco ações selecionadas, os conteúdos das várias disciplinas e a leitura lúdica, foram os objetivos centrais. A partir de escolhas e práticas de leitura por prazer, também se aprende de um modo significativo e duradouro, uma vez que essas aprendizagens assentam no envolvimento, motivação, abertura e disponibilidade intrínsecas do sujeito leitor.
Foram selecionadas cinco atividades, especificamente:
- Leitura orientada – realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita;
- Projeto pessoal de leitura – desenvolvimento de projetos individuais de leitura que explicitem objetivos de leitura e impliquem o contacto com temas comuns em obras, em géneros e em manifestações artísticas diferentes;
- Tempo para ler e pensar!: Clube de Leitur@s – criação de momentos de leitura e exploração de títulos de diferentes tipologias e intencionalidades que assumem uma periodicidade regular, ao longo do ano letivo, na biblioteca escolar;
- Vou levar-te comigo! – dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar;
- Livr’ à mão – leitura silenciosa de livros que o aluno traz consigo ou guarda na BE.
Esta seleção foi feita no sentido de desenvolver o prazer de ler, melhorar a fluência e a compreensão leitoras, promover a literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, desenvolver o gosto e hábitos de leitura em múltiplos suportes, fazer uso do livro, da leitura orientada e da escrita uma rotina. Privilegiou-se a partilha, a colaboração, a leitura individual e coletiva, em silêncio e em voz alta, o diálogo, a reflexão em torno dos textos lidos e a criatividade, com recurso à expressão escrita e artística. O trabalho desenvolvido pode ser visto num mural colaborativo construído para o efeito, que permanece aberto e em atualização permanente: https://padlet.com/…/escola-a-ler-2021-2023…
Tendo como referência o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a ação “Escola a ler” visou os alunos de todos os ciclos de ensino/anos de escolaridade, sendo essencial ao exercício pleno da cidadania e adequado à sociedade da informação em que vivemos, assumido no Agrupamento como um projeto que pretendeu fomentar gradualmente a leitura e a relação de proximidade de crianças e jovens com os livros. Neste novo contexto de mudança nas atitudes leitoras, consubstanciadas em novos modos de ler e novas práticas sociais e culturais de literacia, o papel da escola, enquanto lugar de favorecimento das competências leitoras e estímulo do gosto pela leitura, é fundamental, tornando-se imperativo, que a leitura impregne a cultura escolar e envolva a comunidade.
A Equipa de Comunicação e Divulgação,
Carla Nunes, Júlio Diamantino, Paulo Duarte, Tiago Sousa