CodingLab Project – Introdução ao micro:bit no 1º Ciclo
Desde 2021 que o Projeto CodingLab – Laboratório de Programação e Robótica em Inglês é desenvolvido no AE Afonso de Paiva, num projeto de trabalho articulado entre os professores dos grupos 120 (Inglês do 1º Ciclo) e 550 (Informática), desenvolvido em todas as turmas de 3º e 4º anos do Agrupamento, mensalmente, nas aulas de Inglês. Em 2021.2022 desenvolvemos a programação com recurso ao Scratch e à app RoboMaker, com a montagem e programação de robôs (Clementoni). Em 2022.2023, demos continuidade à programação de robôs e iniciámos a programação com a ubbu. No presente ano letivo, mantivemos a programação com a ubbu e iniciámos a programação com recurso ao micro:bit. Com o micro:bit os professores pretendem proporcionar atividades que desenvolvam competências do Perfil do Aluno e de Cidadania, bem como desenvolver projetos que possam também envolver outras disciplinas que possam participar na resolução de problemas simples.
O micro:bit é um pequeno computador de bolso, de placa única, programável, com o qual os alunos podem aprender a utilizar software e hardware em simultâneo. Tem um ecrã de LEDs, botões, sensores e outras funcionalidades de entrada/ saída que podem ser programadas para interagir connosco e com o mundo. Com o micro:bit os alunos vão perceber melhor como é que os computadores funcionam. O micro:bit possui um sistema inteligente, com uma linguagem de programação intuitiva para auxiliar a nova geração a inovar, criar e solucionar problemas reais. O Microsoft MakeCode é uma ferramenta de programação que irá permitir, através da utilização de blocos de código, programar o micro:bit.
Entre outras, os alunos que participam neste projeto realizam atividades de programação por blocos, com desafios e outras atividades ou jogos, envolvendo diferentes abordagens (robótica, programação e atividades sem tecnologia), no âmbito de áreas de conhecimento e disciplinas distintas, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem como a aula invertida, a aprendizagem baseada em problemas, a gamificação, a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem baseada em projeto, procurando desenvolver o pensamento computacional, experimentando e vivenciando o pensamento científico de maneira interpretativa e reflexiva. Alguns dos principais objetivos deste projeto assentam no reconhecer e utilizar vocabulário específico em inglês; procurar e identificar informação em suportes de escrita variados em inglês; abordar os conceitos científicos, interligando-os com a prática; desenvolver o raciocínio; fomentar estratégias de resolução de problemas e a lógica na construção de robôs e nas aplicações para controlo dos mecanismos; proporcionar desafios que permitam desenvolver a criatividade, a imaginação e a inovação; promover a comunicação, o trabalho colaborativo e a entreajuda; e desenvolver valores, atitudes e estratégias de resiliência.
A Equipa de Divulgação e Comunicação (EDC):
Carla Nunes (Coordenação)
Júlio Diamantino
Paulo Duarte
Tiago Sousa
email: diivulgacao@afonsopaiva.pt
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