“Bullying: Uma história de hoje”
No âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola (EECE) e do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, no dia 27 de novembro alguns alunos do 6º2, 6º4, 7º1, 7º2, 7º3, 7º4 e 7º6 assistiram, no auditório do IPDJ, à peça de teatro: “Bullying: Uma história de hoje”, de David Carronha, apresentada de forma extraordinária pelo elenco da CONTRAPALCO Produções de Teatro.
Conheceu-se a história de Pedro, como a de tantos jovens espalhados pelo país e pelo mundo. Pedro baixava a cabeça para não ser notado, não falava para não ser humilhado, escondia-se para não ser maltratado… Razões para isso? Nenhumas.
Humilhação gratuita feita, normalmente, por um grupo anónimo a querer evidenciar-se à custa das suas vítimas. Rodrigo era o nome do líder deste grupo, um adolescente sem arrependimentos, sem moral, que vivia para mostrar uma força que, no fundo, não tinha, acabando por revelar que a violência era um refúgio para algo que afinal queria esconder. A história teve um desfecho imprevisível para Pedro e para Rodrigo mudando, certamente, a vida de ambos.
A peça permitiu perceber como nos podemos deixar influenciar pelo grupo de “amigos” e enveredar pelo caminho errado, infringindo uma série de regras e interferindo nos direitos dos outros. Alertou-nos para estarmos atentos às pessoas, quer sejam mais ou menos próximas, observando todos os sinais de alerta. Dar um pouco do nosso tempo poderá fazer toda a diferença. Podemos salvar uma vida!
Se se conhecer casos de bullying não se deve ter medo de os denunciar, caso contrário, também se é cúmplice.
Ser vítima de bullying não é desculpa para passar a ser agressor. Isso é fazer igual!… A virtude é ser diferente, agindo com o coração, e aí sim…pode contribuir-se para a mudança!…
Esta atividade permitiu, assim, contribuir para alcançar o objetivo a que a equipa da EECE se propôs: levar os alunos a identificar o fenómeno de bullying, avaliando o risco dos comportamentos violentos num grupo, de forma a construir uma resposta positiva em situações de violência. No contexto da Estratégia de Educação para a Cidadania foi possível trabalhar, simultaneamente, os domínios: Direitos Humanos, Igualdade de Género, Interculturalidade, Saúde e Risco.
A Equipa EECE