Abada de histórias: Um projeto eTwinning internacional em língua portuguesa
Os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, da turma da EB1 Sarzedas e da turma 2M da EB1 Mina – Castelo Branco participaram num projeto eTwinning, ao longo deste ano letivo, denominado “Abada de histórias”. Deste projeto, fundado pela professora Maria do Rosário Baptista, fizeram parte turmas de Portugal, Espanha e Angola, totalizando 115 crianças e 9 professoras.
Apesar de ser um projeto internacional, foi realizado em língua portuguesa pois pretendeu-se que o mesmo contribuísse para o desenvolvimento de competências nessa área e, ainda, em literacia digital. Este projeto pretendeu incentivar o trabalho colaborativo entre estudantes de diferentes realidades educativas, produzindo produtos em conjunto, indo assim ao encontro do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Entre as diversas atividades realizadas colaborativamente pelos alunos e respetivos produtos obtidos, destacam-se dois livros digitais.
“Aventuras de 2 amigos especiais” é o título do primeiro livro. Para a sua concretização foi aberto e partilhado um documento no Google Docs onde as turmas, organizadas numa escala, escreviam na sua vez a continuação da história e adicionavam a respetiva ilustração. O início da história começou em Luanda – Angola com o trabalho de alunos de Educação Especial. Seguiu-se a participação da turma 2M da EB1 Mina, depois a turma da escola unitária EB1 Sarzedas, a turma 3B da EB Abadias – Figueira da Foz e depois os alunos de duas professoras de Educação Especial em 3 escolas do 1.º Ciclo de Elvas. Entretanto a história estava a ser desenvolvida em Cheles – Espanha pelos alunos da disciplina de Português do 6.º ano quando surgiu a pandemia da covid19, pelo que a mesma foi trabalhada através do Ensino à Distância naquele país. Seguiu depois para a turma 2 A de Luanda – Angola, onde foi concluída também nos mesmos moldes. O título da história foi depois encontrado através de uma votação realizada online em que participaram os alunos do projeto.
Para a apresentação final foi utilizada a ferramenta storyjumper dando origem ao livro digital que pode ser visto no link que se segue.
https://www.storyjumper.com/book/read/79680055/5eb5eb4204a0d
Simultaneamente, foi elaborada outra história que deu origem a um livro em Banda Desenhada intitulado “O palhaço protetor dos animais”. Cada turma do projeto foi desafiada a utilizar a ferramenta storyboardthat para fazer uma prancha que desse seguimento à história começada pelos alunos da turma da EB1 Sarzedas – Portugal. Depois, a prancha de cada turma foi colocada num documento aberto e partilhado no Google Docs. Numa escala organizada seguiu-se à turma da EB1 Sarzedas, a participação da turma 2M da EB1 Mina, depois a turma 3B da EB Abadias da Figueira da Foz, seguida da turma 2 A de Luanda – Angola. A prancha seguinte foi elaborada pelos alunos da Educação Especial também de Luanda. Os alunos das professoras de Educação Especial de Elvas continuaram a história com a sua prancha e veio depois o confinamento em casa devido à pandemia da covid19. Para encontrar uma prancha final para a história, a professora Maria Elisabete Campos da EB1 da Mina, através do Ensino à Distância, mobilizou a sua turma tendo para tal desafiado os seus alunos a realizarem pranchas que foram posteriormente submetidas a uma votação online pelos alunos do projeto. A escolha do título ficou entregue aos alunos de Cheles – Espanha.
Para a apresentação final foi utilizada a ferramenta Calameo dando origem ao livro digital que pode ser visto no link que se segue.
https://pt.calameo.com/read/006202390fdccfde1f4af?authid=UMhiVkz6BsdI
Previous