Primeira sessão – projeto “Brincando também se aprende Ciência” (pré-escolar)
No dia 16 de novembro, as crianças do Jardim de Infância do Castelo tiveram um primeiro contacto com o projeto “Brincando também se aprende Ciência”, destinado ao pré-escolar.
Com este projeto, pretendem-se desenvolver atividades de cariz experimental diversificadas, inseridas num contexto de uma pequena história/brincadeira, através das quais, estimulando sensorialmente a criança, se desperte o seu interesse e curiosidade em descobrir “porquês”. Assim, o mesmo tem como objetivo primordial dar um pequeno contributo para o desenvolvimento da criatividade, curiosidade e gosto de aprender das crianças envolvidas. As atividades de ciência experimental permitem expandir o conhecimento e a compreensão do mundo que nos rodeia, contribuindo, também, para o desenvolvimento de competências do pensamento potenciadoras da capacidade de “aprender a aprender” e de “aprendizagem ao longo da vida”. É, nos contextos sociais, nas relações e interações com os outros, que a criança vai construindo o conhecimento de si própria, do mundo e dos valores.
Nesta primeira sessão, foi distribuído um cartão de pequeno cientista a cada criança, o qual foi depois foi personalizado com a impressão digital de cada uma. Fez-se, então, referência ao que é a impressão digital e que todos temos impressões digitais diferentes. Seguidamente, partindo da história do “duende Eletrão” que gosta muito de viajar, as crianças fizeram uma experiência de colocar os “cabelos em pé”, friccionando balões num cachecol de lã, que depois aproximaram dos cabelos uns dos outros. Para finalizar, desenharam a forma como ficaram os cabelos, ao aproximar o balão.
Muito motivados, os petizes apreciaram este dia singular, durante o qual se divertiram imenso.
Nota: esta notícia e os protocolos das atividades realizadas, encontram-se disponíveis no blog https://preescolarbrincandoaprendeciencia.blogspot.com/
A professora responsável pelo projeto, M.ª Conceição Reis