CodingLab Project | Laboratório de Inglês, Programação e Robótica no 1.º Ciclo
O Projeto CodingLab – Laboratório de Inglês, Programação e Robótica no 1.º Ciclo, a desenvolver, neste primeiro ano de implementação, nas aulas de Inglês das turmas de 4.º ano das EB Castelo, Mina e S. Tiago do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, foi lançado no presente ano letivo, numa iniciativa da professora de Inglês Carla Nunes, em colaboração com o professor de Informática Júlio Diamantino. Para a implementação deste projeto contaram com a colaboração da Direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva (aquisição dos robôs), da Biblioteca Escolar (empréstimo dos tablets; instalação das aplicações) e dos professores dos grupos 120 e 550 (operacionalização do projeto).
Entre outras, os alunos que participam neste projeto irão realizar atividades de programação, especificamente por blocos com o Robô Maker (Clementoni), desafios com recurso ao Scratch e outras atividades ou jogos, envolvendo diferentes abordagens (robótica, programação e atividades sem tecnologia), no âmbito de áreas de conhecimento e disciplinas distintas, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem como a aula invertida, a aprendizagem baseada em problemas, a gamificação e a aprendizagem baseada em projeto. Pretende-se desenvolver atividades com robôs, bem como de pensamento computacional sem tecnologias, experimentando e vivenciando o pensamento científico de maneira interpretativa e reflexiva.
Alguns dos objetivos principais deste projeto incluem: reconhecer e utilizar vocabulário específico em inglês; procurar e identificar informação em suportes de escrita variados em inglês; abordar os conceitos científicos, interligando-os com a prática; desenvolver o raciocínio; fomentar estratégias de resolução de problemas a partir de necessidades identificadas no projeto e a lógica na construção de robôs e nas aplicações para controlo dos mecanismos; proporcionar desafios que permitam desenvolver a criatividade, a imaginação e a inovação; promover a comunicação, o trabalho colaborativo e a entreajuda; e desenvolver valores, atitudes e estratégias de resiliência.
A avaliação neste projeto centra-se no processo e não no produto final, sendo o reflexo de um trabalho contínuo, um conjunto de momentos de avaliação que não servirão para quantificar o aluno, mas para proporcionar momentos durante os quais lhe é dada a oportunidade para verificar se os objetivos estão a ser atingidos e para melhorar e aperfeiçoar o seu trabalho, adotando atividades de avaliação formativa, realizadas ao longo das diversas aulas e da concretização das diversas etapas do projeto, assumindo, assim, um caráter regulador das aprendizagens dos alunos.
Este é mais um dos projetos em desenvolvimento no Agrupamento, especificamente na disciplina de Inglês do 1.º Ciclo, sempre com o objetivo de desenvolver mais e melhores aprendizagens, adquirir múltiplas literacias, aprimorar competências e melhorar o ritmo de aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e atrativas.
Let’s make learning fun!
A Delegada Disciplinar (Inglês 1.º ciclo), Carla Nunes