Mensagem de Natal do Departamento de Educação Especial
Imaginámos?
Sim, imaginámos…
um mundo mais inclusivo,
comunidades mais capazes e empáticas,
famílias mais próximas,
professores e alunos cada vez mais embrenhados numa educação positiva,
crianças com sonhos e alegrias,
meninos e adultos que fazem maravilhas.
E, agora, voltamos a imaginar…
Imaginamos e desejamos continuar a imaginar…
que é possível fazer melhor,
chegar mais longe,
compor, recompor e propor,
com louvor e amor,
um Natal com outro sabor:
com enfeites nas palavras
e brilho nas ações,
os únicos capazes de aconchegar corações.
O Departamento de Educação Especial agradece, com apreço, às vozes que fortaleceram a nossa mensagem e a todos os que contribuíram para que esta chegue mais longe.
Feliz Natal!
I – Designação do Trabalho;
NÃO DEIXAR FICAR NINGUÉM PARA TRÁS
II – Objetivos do Trabalho;
- Identificar as perceções dos alunos face à diferença/deficiência e igualdade de oportunidades.
- Recolher informação para a criação de texto.
- Produzir suporte instrumental e vocal para o vídeo.
- Adaptar e traduzir a informação para LGP e símbolos.
- Realizar um vídeo.
III – Metodologia utilizada na realização do trabalho;
- Envolvimento dos docentes e de todos os alunos do agrupamento, no âmbito da disciplina de Cidadania e do Desenvolvimento
- Registo das perceções dos alunos.
- Recolha dos registos escritos para servirem de base à adaptação da letra.
- Envolvimento do clube de Música do Agrupamento.
- Envolvimento dos Técnicos Especializados na tradução para LGP.
- Exposição de um cartaz (Dia Internacional das Pessoas com Deficiência) com os registos dos alunos.
IV – Recursos utilizados;
- Alunos, professores e técnicos especializados do Agrupamento.
- “Post-it” coloridos.
- Programa de gravação de som.
- Programa de edição de som e imagem.
- Biblioteca ARASAAC.
V – Resultados obtidos
pontos fortes
- Adesão dos alunos e professores na atividade no âmbito da disciplina de cidadania (97%).
- Consulta por parte dos alunos, do cartaz exposto.
- Envolvimento e determinação do Clube de Música para dar som e voz ao vídeo.
pontos fracos
- Tempo reduzido para a realização do desafio.
como se sentiram os alunos ao participar
- Muito participativos e motivados.
avaliação global
A atividade/desafio foi concluído com sucesso, deixando boas memórias a todos os que participaram.